Por Pedro Belaine
Durante os últimos anos, o CREF12/PE buscou melhorar cada vez mais os cenários para os profissionais da Educação Física, seja com o CREF Club, em que todos os registrados no Conselho têm descontos em empresas parceiras espalhadas por todas as cidades pernambucanas, luta pelo pagamento do piso salarial da educação, carga horária de treinamento e até uma Carteira de Identidade Profissional digital. E foi através de tantas lutas pelo seu trabalhador que em 2023 o CREF12/PE garantiu o Prêmio Nacional “Melhores Práticas Aplicáveis aos Conselhos Profissionais” na categoria: Fiscalização. O troféu foi recebido pela 1ª tesoureira Aída Andrade e pela Gerente Geral Isabela Alencar.
“As premiações comprovam que estamos no caminho certo. Nossos resultados são empolgantes, mas buscamos melhorar diariamente. Vamos comemorar mais uma conquista e já pensar em como inovar e fazer cada vez melhor. Compartilho o mérito de cada premiação com o nosso coletivo de funcionários, conselheiros, delegados, entre outros que se dedicam muito para que sejamos exemplo. É gratificante demais liderar essa revolução que fizemos na educação física de Pernambuco e que repercute em todo o país” vibrou o presidente do CREF12/PE, Prof. Lúcio Beltrão.
O CREF12/PE virou exemplo de gestão para o Brasil. A categoria tem hoje um Conselho humanizado, integrativo, eficiente, organizado, inclusivo, transparente, ético, criativo, moderno, democrático, inovador e com compromisso social.
O CREF12/PE realiza inspeções semestrais em todos os municípios do estado com seus fiscais concursados. Além disso, é a única entidade no Brasil a empregar drones e câmeras corporais para documentar e investigar irregularidades, incluindo denúncias físicas e virtuais, encaminhando-as ao Ministério Público e à Polícia Civil. Isso ajuda a combater o exercício ilegal da profissão e a identificar problemas em equipamentos públicos e privados, como quadras, ciclovias, praças, parques e academias.
O enfoque no compromisso com questões socioambientais teve um impacto considerável nas operações de Orientação e Fiscalização. A partir de 2019, o CREF12/PE adotou uma abordagem mais sustentável, eliminando o uso de documentos em papel e implementando a tecnologia por meio de um aplicativo especializado para essa finalidade. Os membros do conselho da autarquia agora trabalham em conjunto para acompanhar os Agentes (fiscais) nas atividades de Orientação e Fiscalização em diversos locais, como escolas, hospitais, condomínios, hotéis, competições esportivas, academias, clubes e em outros cenários onde os Profissionais de Educação Física atuam. Adicionalmente, 84 Delegados, representando todas as microrregiões do estado, contribuem de maneira voluntária, realizando visitas e fornecendo diretrizes a indivíduos e empresas sobre a Lei 9696/98, bem como sobre as normas do Sistema CONFEF/CREFs e outras legislações aplicáveis.
“Onde existir exercício físico, nós vamos lá fiscalizar. Verificamos como estão as ciclovias, academias públicas, quadras cobertas e qualquer irregularidade enviamos para outros órgãos cumprirem seus papéis, seja interditando, fiscalizando ou até multando. Ao fazer isso, defendemos a sociedade de qualquer incidente, de alguém que não é profissional da área e a classe dos profissionais”, disse Lúcio Beltrão.
E toda essas conquistas e lutas, serão contadas em um livro. Que contará sobre os 20 anos de história do CREF12/PE, com depoimentos, fotos e todos que contribuíram desde a fundação. Desde o processo de construção até a regulamentação e a interiorização do CREF12/PE.
“É a história do CREF, é um legado que vamos deixar para que daqui a 50 anos as pessoas leiam como foi todo esse processo de construção, as pessoas que eram contra a regulamentação e todas as conquistas que alcançamos ao longo dos anos”, comentou Lúcio Beltrão.