É até duro falar sobre esse assunto, a derrota vai doer durante muito tempo para o torcedor do Fortaleza. Porém, o quanto antes tratarmos o Leão como exemplo, talvez mais cedo os clubes nordestinos comecem a se espelhar em um projeto que quase teve sua cereja do bolo no último sábado (28) com o título da Sul-Americana.
Mas é inevitável olhar para todo o projeto e enxergar a reestruturação, tanto na forma de trabalhar nas questões financeiras do clube como na transformação dentro de campo, ao dar continuidade e confiar em trabalhos dos técnicos. Não é qualquer clube que passa 8 anos lutando para sair da Série C e tem fôlego para se reerguer de uma forma tão notória, mas o mais importante, organizada.
Com a gestão de Marcelo Paz e a aposta no projeto de Rogério Ceni, o Leão buscava atingir o retorno para a elite do futebol brasileiro, mas ninguém esperava que chegariam tão rápido. Após o título da Série B com Ceni, o Fortaleza ficaria na 9ª colocação na Série A, conquistando vaga na Sul-Americana, sendo essa sua primeira participação em uma competição continental. Em 2020, durante a pandemia da COVID-19, Ceni sai do Fortaleza para treinar o Flamengo, e quem assume é Vojvoda, que respeita o projeto deixado pelo treinador anterior e dá a sua cara ao time, livrando o tricolor da briga pelo rebaixamento.
Já em 2021, Vojvoda leva o Fortaleza para a 4ª posição da Série A, garantindo vaga para a primeira Libertadores da história do clube e mostrando para todo o país a eficiência do trabalho feito no time nordestino.
Perder ou vencer faz parte do futebol. É claro que todos queriam comemorar o título inédito para toda a região, mas não deve-se apagar toda a história já escrita pelo Fortaleza. Olhando hoje para Pernambuco, enxergamos o quão distantes estamos dessas competições. Resta torcer para que os nossos clubes abram os olhos e consigam ao menos se inspirar no que tem feito o Leão, e que possamos sonhar em um dia ver Sport, Náutico ou Santa Cruz disputando algum destes campeonatos, mas a realidade o caminho é longo, infelizmente.