Quando criança, se eu não estivesse na rua jogando bola – mesmo cheio de pedras ou com a fossa estourada, ou as duas coisas, estava em casa jogando botão – ou futebol de mesa, como queiram chamar.
O futebol na rua era maravilhoso, pois eu era, assim como meus amigos, agente da partida. Seja protagonista, fazendo, como goleiro, grandes defesas, ou vilão, levando os frangaços. Mas o futebol de mesa me emocionava porque era algo que mexia com minha imaginação. Eu jogava até sozinho. E narrava as jogadas como se estivesse nos grandes estádios – juro que nunca imaginei ser, no futuro, jornalista esportivo.
Pois bem, recentemente, recebe um contato do meu amigo Sérgio Kyrilos para comentar a final da Copa Aurora, da tradicional liga Mangetown de Futebol de Botão. Claro que não neguei. Encarei o chamado como uma intimação. E coloquei meu amigo Maciel Júnior na jogada. Ele narrou, eu comentei. Flávio Santos fez as reportagens. A gravação foi feita no estúdio Falante.
A Copa Aurora contou com 40 times inscritos, a estreia do novo gramado… Enfim, muitos atrativos. Pumas e Verrrdão fizeram uma grande final. Pumas vinha de 2 títulos de etapa seguidos, fez uma bela campanha e chegava à final invicto, e segundo as enquetes de antes do torneio, um dos favoritos.
Já o Verrrdão vinha em clima de festa ainda pela conquista do título anual de 2021, e de 2 viradas incríveis nas 8as e quartas de final. Um clássico que já tinha sido a decisão da Copa Bagaço do Carnaval, em 2021. No tempo normal, a partida ficou no emocionante 3×3. Nos pênaltis, o Verrrdão venceu por 1×0.
Para quem ama futebol e o futebol de botão, foi uma honra, um privilégio…
Só tenho a agradecer.
Confere aí como foi a transmissão: