Com informações de Renan Diaz
Marcelo Ricardo Ramos Silva traz no coração a paixão inexplicável por futebol. Mas nem precisa explicar, já que esse sentimento o faz feliz. Há 22 anos, ele mantém vivo o União Gávea FC, um projeto social que ensina crianças e adolescentes a praticar esportes, fortalecendo o aprendizado, a educação, a sociabilidade, e mantendo bem longe o ócio e os perigos da violência urbana.
O projeto teve início no bairro do Ibura de Baixo, zona sul do Recife. Marcelo tinha apenas 15 anos. Era apenas um instigado sonhador. E com o tempo, foi ganhando forças para ampliar o projeto e, hoje, garotos dos bairros do Torrões, Vila da Fábrica e Vera Cruz, esses últimos em Camaragibe e Aldeia, respectivamente, também são beneficiados. “O projeto tem o intuito é ser um transformador social na vida das crianças. Mesmo que não virem jogadores profissionais que sejam grandes homens”, disse.
Com esse pensamento, Marcelo conseguiu fechar parceria com o Náutico entre os anos de 2008 e 2014. No entanto, desde 2018, o trabalho do União Gávea FC passou pelo Retrô, clube empresa que também tem o interesse em revelar jogadores. Segundo o próprio Marcelo, já passaram por suas mãos cerca de 14 mil atletas durante os 20 anos de trabalho.
Um exemplo é o atacante Ewandro. O jogador foi descoberto quando o projeto firmou uma parceria com o Náutico, entre os anos de 2008 e 2014. Em 2018, uma parceria foi feita com a equipe do Retrô, onde ele captava e levava atletas à Fênix de Camaragibe, mas que se encerrou no ano seguinte.
Caminhando lado a lado com o seu projeto, existe o Juventude Presente onde os jovens recebem chuteiras, meiões e lanches. No momento, Marcelo busca novos parceiros. ” A escolinha se sustenta vendendo matérias que eles recebem e transformam o dinheiro da venda em capital para comprar outros matérias, um verdadeiro jogo de cintura para manter o projeto vivo”.
Quem quiser entrar em contato com o União da Gávea é só se comunicar com o treinador Marcelinho no número: (81) 99726-9878.