Por: Edgar Caetano
O ano começou e não há mais tempo para ajustes ou ensaios. Na próxima quinta-feira (5), o Santa Cruz abre o calendário de jogos do Trio de Ferro com um compromisso importante, visando a fase de grupos da Copa do Nordeste, quando recebe o Caucaia/CE, no Arruda. Em seguida, sábado (7), é a vez do Náutico, em Caruaru, contra o Central, abrir seus jogos em 2023 pelo Campeonato Pernambucano. Por fim, o Sport inicia sua temporada no domingo (8), também pelo estadual, ao receber na Ilha do Retiro o Íbis. Será que as equipes já estão preparadas?
SANTA CRUZ
O Tricolor do Arruda fez um amistoso contra o Maguary na última semana, no Arruda, como se fosse um “ensaio final” e até recebeu um bom público, que não saiu muito satisfeito do que viu no José do Rego Maciel, quando a Cobra Coral só empatou por 2×2 com o time da cidade de Bonito/PE, saindo atrás do marcador nas duas ocasiões.
A chegada do técnico Ranielle Ribeiro trouxe consigo mais 10 reforços para iniciar o ano. Foram contratados o goleiro Matheus Inácio, o zagueiro Yan Oliveira, o lateral-direito Tharlles, o lateral-esquerdo Ian Rodrigues, o volante Anderson Paulista, os meio-campistas Anderson Paraíba e Rian Lopes e os atacantes Dagson e e Michel Douglas. Além dos jogadores, um auxiliar da casa, Rômulo Oliveira retornou ao clube, dessa vez, como Auxiliar da Casa.
A nova temporada marca o retorno do Santa Cruz à Copa do Brasil e à fase preliminar da Copa do Nordeste, o que pode alavancar a receita do clube que vive um caos financeiros há longos anos e também pode ajudar na montagem do plantel que disputará a Série D do Campeonato Brasileiro buscando o acesso às divisões de cima do futebol nacional.
SPORT
Com o fim da Série B, o Sport Club do Recife respirou eleições à presidência do clube. Yuri Romão é quem permanece no cargo para o biênio de 2023/2024 e com isso, tem a missão de fazer com que o Leão volte a conquistar títulos, sobretudo, pensar na volta à Primeira Divisão, o que quase aconteceu em 2022.
Pensando na temporada 23, a diretoria contratou o técnico Ederson Moreira, nome aprovado por boa parte da torcida. Com ele, sete reforços pontuais chegaram à Ilha do Retiro, visto que uma boa base do plantel da temporada passada vai fica no clube, em especial, o atacante Vagner Love, que mesmo com a renovação decretada após a eleição, ainda não apareceu na reapresentação.
Chegaram ao Sport o goleiro Renan, os laterais-esquerdo Felipinho e Igor Cariús, os meias Jorginho e Matheus Vargas e os atacantes Edinho e Gabriel Santos. Dentro as chegadas, o torcedor tem grande expectativa sobre Jorginho, experiente jogador que vai ajudar Luciano Juba na parte central de campo. Antes, o time rubro-negro tentou a contratação de Jean Carlos, do Náutico, mas os clubes não chegaram a um acordo.
Sem nenhum jogo-treino ou amistoso, o Sport vai estrear no domingo (8), quando recebe o Íbis, na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Pernambucano. Na temporada 2023, o Leão terá entre 70 e 76 jogos entre o estadual, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série B à disputar.
NÁUTICO
Querendo se recuperar das decepções e vexames da temporada 2022, o Náutico projeta um 2023 em busca de ascensão. Para isso, foi preciso reformular o elenco e o Timbu já conta com 11 peças novas para iniciar o estadual no time de Dado Cavalcanti, único treinador do Trio de Ferro que permanece para a atual temporada.
Na defesa, chegam o goleiro Vagner, os zagueiros Denilson e Odivan, os laterais-esquerdo Diego Matos e Alan Cardoso. Para o meio de campo defensivo, Jean Mangabeira e o paraguaio Juan Gauto chegam como novos volantes no time de Dado. A saída de Jean Carlos, principal jogador das últimas temporadas, fez com que o Náutico trouxesse como reposição Gabriel Santiago, e Matheus Carvalho, que retornou ao clube. Régis Tossati e Paul Vallero, outro paraguaio, foram os atacantes contratados para o setor ofensivo.
Com tempo para se preparar visando o Campeonato Pernambucano, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste e a Série C, o time alvirrubro promoveu amistosos e não conseguiu convencer o torcedor com as apresentações. O primeiro, um jogo-treino com vitória por 3×1 sobre o time Sub-20. Já nas apresentações diante do ASA, uma derrota, nos Aflitos, por 2×1 e um empate, em Arapiraca, por 1×1.
Sem mais tempo para ajustes, o Timbu encara o Central, em Caruaru, na estreia o Campeonato Pernambucano, no próximo sábado (7). O Náutico defende o título e caso consiga vencer a edição 2023, se consagrará tricampeão do certame.
Foto: Rafael Bandeira / Sport Club do Recife