Crédito da foto: Anderson Stevens/ Assessoria de imprensa do Sport
Façam qualquer crítica ao time do Sport. Só não vale dizer que o time não tem raça. A vitória sobre o Corinthians, por 1×0, nesta quarta-feira, comprovou o crescimento tático do time rubro-negro sob o comando do técnico Jair Ventura. O elenco mostra ter assimilado a filosofia do treinador. E tudo isso representa o crescimento também da equipe na tabela do Brasileirão: está na sétima posição, com 17 pontos.
É a segunda vitória consecutiva do Sport. O time fez valer o mando de campo. E nos dois triunfos, as situações foram semelhantes. Contra o Fluminense, vitória por 1×0, em cobrança de pênalti, convertida por Hernane Brocador. Diante do Timão, o placar foi o mesmo, também numa penalidade, mas que foi cobrada pelo zagueiro Maidana, que, inclusive, tem sido uma grande peça no sistema defensivo do Leão (quem diria, hein?).
A grande atração do Sport foi a presença de Thiago Neves como titular. Olhando a escalação, dava para ver um time rubro-negro bem ofensivo. E no primeiro tempo, o Leão mostrou mais leveza do que a partida contra o Flu e criou boas chances, oferecendo Cássio a trabalhar. Thiago buscou jogo. Se movimentou bem, arriscou chutes de fora da área e bateu escanteios perigosos. O gol só saiu aos 36.
Fiquei curioso para saber se o Sport teria a mesma postura que apresentou diante do Flu. E foi quase isso. No segundo tempo, o Corinthians teve mais posse de bola. Mas só veio oferecer perigo ao goleiro Poli no finalzinho do jogo, quando Everaldo chutou e o goleiro rubro-negro defendeu. Antes, foi só volume do jogo e nada de boas finalizações.
O Sport até que tentou algumas jogadas ofensivas nos primeiros minutos. Thiago Neves caiu de rendimento. E acabou sendo substituído por Rogério. Queria ver os dois juntos para dar aquela velocidade importante para aproveitar as brechas da defesa corintiana. O Leão não teve domínio da bola, mas, dessa vez, a defesa rubro-negra estava melhor postada. Destaque para Maidana e Marcão, dois jogadores que vinham sendo criticados, mas que estão sendo importantes na solidez defensiva do Leão.
Vitória importante para o Sport ganhar mais confiança nesse Brasileirão equilibrado.