Não é de hoje que os jogadores comemoram seus gols diante da torcida advesária. Já vi cenas assim desde os anos 80. Mas os tempos são outros. O que antes era uma gozação, em que a torcida “zoada” ficava “P” da vida apenas, hoje se revolta, se vê no direito de ir ao revide sem limites. E assim, a comemoração passa a ser uma provocação. Já ouvi afirmarem que Raniel foi o grande culpado da confusão ocorrida na partida Sport x Vasco. Não o vejo assim. O vejo como estopim de cenas de violência estúpidas, desnecessárias e injustificáveis. Errou o jogador vascaíno, errou a torcida, errou o sistema de segurança do estádio. Entre tantas cenas lamentáveis, uma é lamentável: uma mulher, no chão, recebe um chute de um pseudo-torcedor. Triste. O Sport deverá ser devidamente penalizado.
O blog Lei em campo, dedicado ao direito esportivo e do qual o amigo jornalista Andrei Kampff integra a equipe, faz uma matéria sobre as possíveis penalizações que o Sport pode sofrer por conta da confusão ocorrida na partida contra o Vasco. No texto, vários especialistas foram ouvidos. O Leão corre risco de perder mando de campo e até ser considerado derrotado, por 3×0, para o Vasco, por não ter oferecido segurança na partida.
“O art 19 do Regulamento geral de Competição da CBF traz que uma partida pode ser “adiada, interrompida ou suspensa” se houver “falta de segurança”. Nesse caso, o mesmo RGC, no art 20, determina que se o clube que deu causa ao fato estiver vencendo ou empatando, pode ser “declarado perdedor por 0 x 3”, diz o blog.
A semana que antecedeu à partida rendeu muitos comentários e expectativa, segue gerando comentários e mais expectativas. Pena que pela lado negativo do futebol. Confere o artigo do blog Lei em Campo, na íntegra, AQUI.