Samira (E), ao lado da jornalista Irce Falcão (D), será homenageada na Arena de Pernambuco/Foto:
A jogadora de handebol, Samira Rocha, será homenageada nesta terça-feira, dia 2 de julho, às 10h, no espaço Pernambuco Imortal, localizado na Arena de Pernambuco. Com a entrada da atleta no hall da fama pernambucano, o memorial chegará a 20 nomes condecorados. Ela será a primeira atleta da modalidade a receber essa homenagem da Arena Pernambuco.
Rocha começou no decisão, passou por algumas equipes escolares até chegar ao Anglo e ao Clube Português, onde despontou e passou a ser cobiçada por equipes de fora do Estado. Jogou no Sul do País e em São Paulo antes de seguir para a Europa. No Velho Continente, defendeu equipes da Áustria, Rússia, França e, atualmente, está no Kisvarda, da Hungria.
Entre os principais títulos da atleta de 30 anos estão títulos nacionais com o Clube Português nas categorias de base e no Adulto. Pela seleção, é bicampeã dos jogos Pan-Americanos (2011 e 2015), tri do Pan de Handebol, campeã do Sul-Americano da modalidade.
O ápice da carreira foi a conquista do Campeonato Mundial de 2013, na Sérvia. No ano passado, Samira Rocha foi homenageada pela editora Cepe, que lançou seu perfil biográfico, chamado Arremessos e conquistas, de autoria da jornalista Irce Falcão.
Samira é bicampeã dos Jogos Pan-Americanos, nos anos de 2011 e 2015. Participou dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. Integrou a seleção Campeonato Mundial de Handebol Feminino de 2013.[1] Representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. No ano passado, ela teve seu perfil esportivo eternizado no livro escrito pela jornalista Irce Falcão, editado pela CEPE e que faz parte da série É campeão!